Qual valor da Pensão Alimentícia em 2022?

Como Calcular o Valor da Pensão Alimentícia em 2022?

Atendimento-On_line

Com o aumento do salário mínimo nacional para R$ 1.210,00, ocorre o reajuste automático do valor da pensão alimentícia que utiliza do Salário Mínimo como indexador de atualização. Assim, para saber o novo valor basta multiplicar o valor atual do salário mínimo pelo coeficiente que foi determinado na ação judicial. 

A tabela abaixo serve como parâmetro para atualização, vejamos:

qual valor da pensao alimenticia em 2022

Valor pensão alimentícia 2022

Vale registrar que, a atualização é automática somente quando há o pagamento da pensão vinculado ao salário mínimo, nas demais ocasiões a atualização deverá respeitar ao contido em decisão judicial.

Além disso, questões sobre a necessidade do aumento e ou diminuição do valor da pensão alimentícia deve ser discutida sempre por intermédio da Ação Revisional de Alimentos.

Veja Também

Pensão com base em percentual e situação de desemprego em 2022

Quando estamos diante de assalariados, é normal que a pensão seja arbitrada em percentual, ou seja, a decisão judicial já registra que o valor da pensão será, por exemplo, de 17% do valor do salário e determina a expedição de ofício ao empregador do devedor de alimentos. Assim, a própria empresa fica responsável em realizar a transferência de valores sempre que existir o pagamento do salário.

Em casos assim, é normal que o valor da pensão sofra variação mensal em razão da própria variação do salário. E, via de regra, aumentando o salário automaticamente aumenta a pensão e diminuindo o salário, da mesma forma, diminui o valor da mensal, tudo de forma automática e processada pelo Departamento de RH.

Nesse tipo de fixação, também é normal que o juiz ao fixar os alimentos faça constar que, em caso de desemprego, o valor dos alimentos será calculado sobre o salário mínimo, com isso, automaticamente há incidência da primeira regra, por exemplo, em caso de desemprego fica estipulado que o valor da pensão será de 50% do salário mínimo vigente.

Fixação de alimentos em valores em 2022

Ainda que possível, atualmente a forma menos usual é de fixação dos alimentos em valor fixo, por exemplo, R$ 2.000,00 (dois mil reais) por mês, e já é estabelecido que o valor será atualizado anualmente com base em índices econômicos, sendo usual o IGMP.

Assim, respeitando opiniões em contrário, ainda que possível, compartilho do entendimento de que tal regra é mais aconselhável quando os pais são estruturados financeiramente, pois, há necessidade de realizar atualização com índices financeiros que nem sempre é de fácil compreensão para os mais carentes e pela própria variação dos índices que são utilizados, algumas vezes muito superior à inflação, dificultando que o devedor consiga honrar com o pagamento ao longo dos anos, ou seja, sua operacionalização talvez seja complexa para pessoas mais humildes.

Dúvidas de como pedir, aumentar ou diminuir o valor dos alimentos

——–

Por Alexandre Berthe Pinto
A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte.

Facebook Comments

Thank you for your upload

Iniciar Contato
1
Chat OnLine
(Via-PA).